Um grupo de parlamentares de oposição, liderados pelos deputados federais Coronel Meire (PL-PE), Delegado Ramagem (PL-RJ) e Deltan Dallagnol (Podemos-PR), bem como pelos senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Eduardo Girão (Novo-CE), planeja criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o avanço das organizações criminosas no Brasil.

A iniciativa vem na esteira da operação da Polícia Federal que prendeu nove pessoas que planejavam assassinar o senador Sergio Moro e outras autoridades, bem como dos ataques sistemáticos no Rio Grande do Norte, organizados por presos.

Os parlamentares pretendem investigar as estruturas e o funcionamento das facções criminosas, suas conexões com o narcotráfico e homicídios, além de possíveis ramificações. Eles planejam propor alterações legislativas e ações de prevenção e enfrentamento ao crime organizado, uma vez concluída a investigação.

De acordo com os parlamentares envolvidos na iniciativa, o crime organizado também tem agido contra instituições em outros Estados, como no Espírito Santo e no Ceará.

Para criar a CPMI, são necessárias assinaturas de pelo menos um terço dos parlamentares de cada Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *